segunda-feira, 26 de janeiro de 2009


Aldeia de Nacomba é uma das freguesias do Concelho de Moimenta da Beira. É na verdade a freguesia mais pequena do Concelho.Está situada na encosta de um monte, cujo nome se chama a "Coitada". É uma grande elevação de terreno, de tal ordem, que foi considerada um ponto de grande importância.

Por interesses nacionais as autoridades responsáveis da nossa região determinaram que ali se devia colocar um Marco geodésico, como ponto estratégico militar. Para esse efeito foi então escolhido aquele lugar que é o ponto mais alto da nossa Coitada, chamado "SORRINHO".
O povo de Aldeia sempre se dedicou à agricultura e à pastorícia como meios de subsistência.
É uma terra farta de centeio, milho, batata e principalmente pela castanha que é de grande qualidade e abundância. Basta dizer que no tempo das castanhas o povo quase todo não faz outra coisa senão aproveitar um produto que é uma riqueza para o povo de Aldeia e ao mesmo tempo um produto simplesmente natural.


Tem uma Igreja de tipo românica de grande valor histórico onde o seu altar-mor é uma obra prima do século XVII/XVIII.A sua talha dourada empresta ao citado altar-mor uma riqueza incalculável. Existem documentos em arquivo que datam do século XVII.
Junto da nave principal existem mais dois altares laterais. Um é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e o outro a Nossa Senhora de Fátima. Além destes dois altares há ainda outras imagens tais como:
A Santa Bárbara, o mártir S.Sebastião, o glorioso S.Bento e outras imagens mais pequenas de Grande valor.
Ao lado da Igreja existe a casa do pátio que se depreende ter servido de residência paroquial, quer pelo próprio nome, quer pela sua estrutura. Tem uma coluna trabalhada de granito no próprio pátio, como uma verdadeira testemunha, onde se pode ainda ler a data de 1705.
Há quem se lembre que dentro da casa existia uma Via-Sacra pintada a cores nas suas paredes. A citada casa está em muito bom estado. Actualmente pertence à família Bernardo e que tem passado de geração para geração, como herança familiar.

Há a salientar o Centro paroquial ao lado da Igreja, cuja construção se deve à dedicação da nossa querida Liberta, que passou por muitas dificuldades para se poder levantar todo aquele património. A construção deste Centro foi levantado na antiga casa da Fábrica que estava totalmente em ruínas.
Foi ali que a Maria Liberta dedicou muita da sua vida. Ela foi a grande obreira para se conseguir tal melhoramento na nossa terra. Com ela fizeram-se muitos peditórios e leilões durante vários anos para se levantar aquela bela obra. Na verdade foi ali, que a Liberta passou muitas horas a trabalhar ao serviço de Deus e da nossa comunidade de Aldeia.
A Liberta fez ali muitos e importantes trabalhos manuais com corda, conchas, sabonetes, ráfia, bordados, enfermagem e ensinou a fazer de tudo um pouco, desde a catequese e qualquer assunto que se relacionasse com a Igreja, tudo passava pelo conhecimento da senhora Liberta.
Com o apoio do senhor padre Bento conseguiu ainda colocar no Centro um quadro para ensinar a ler quem quisesse, bem como para outras actividades pedagógicas noutras áreas.
A Liberta foi a pessoa mais importante, a mais extraordinária que se criou na nosssa terra.Ela será sempre lembrada e ao mesmo tempo sabemos que é insubstituível nas funções que desempenhava dentro e fora da Igreja.
Por isso a Senhora Liberta ficará como uma lembraça para ser recordada com muitas saudades durante toda a vida...
Na verdade, ela foi uma grande mestra e poor isso tornou-se a mãe da nossa terra a quem serviu de alma e coração. Desse modo serviu a Deus e ao próximo com um amor e uma paixão nunca vistos.

Por esse motivo o povo de Aldeia de Nacomba quis fazer-lhe uma justa homenagem no dia dezanove de Agosto de 2007, colocando um painel alusivo gravado na entrada do Centro paroquial de Aldeia de Nacomba que ficará de recordação para Memória futura.
À nossa querida Maria Liberta quisemos demonstrar todo o nosso reconhecimento no próprio Centro Paroquial como uma forma de gratidão eterna.
O painel teve por objectivo ficar num local bem visível na obra que tem muito do trabalho apaixonado da Maria Liberta.
As gerações futuras terão ali uma referência de alguém que se dedicou totalmente ao serviço de Deus e do próximo.
Pensamos que foi uma justa homenagem a uma mulher que deu um testemunho de Serviço de apostolado na Seara do Senhor.
Bem-Haja senhora Liberta por tanta dedicação a Deus e à nossa terra de Aldeia de Nacomba.
No dia da festa da sua homenagem, além das muitas quadras que lhe foram dedicadas, reservo-me num dever de deixar aqui uma pequena demonstração bem elucidativa do carinho e amor que o povo tem pela Liberta.
HOMENAGEM A MARIA LIBERTA

MINHA MÃE MANDOU-ME À IGREJA,
QUANDO VISSE A PORTA ABERTA.
QUEM LÁ ESTAVA A REZAR,
ERA A SENHORA LIBERTA.

Refrão

  • AI LI,AI LI, AI LÉ,
    OLARÉ PUM PUM.
    TOMA LÁ, DÁ CÁ,
    TOMA LÁ DÁ CÁ. (BIS)
    TOMA LÁ ESTE RAMINHO,
    MUITO BEM TE FICARÁ.

Ó LIBERTA Ó LIBERTA,
RECEBA A NOSSA MENSAGEM.
É A GRATIDÃO DE UM POVO,
A FAZER-LHE ESTA HOMENAGEMRemover formatação da selecção

Remover formatação da selecção
MINHA MÃE MANDOU-ME À IGREJA,
E DISSE P´RA NÃO DEMORAR.
ESTAVA SÓ UMA PESSOA,
ERA A LIBERTA A REZAR.

TODA A VIDA DA LIBERTA,
FOI FEITA DE CARIDADE.
DEDICOU A VIDA A DEUS,
QUE ATINGIU A SANTIDADE.

RUA ABAIXO RUA ACIMA,
VAI A LIBERTA APRESSADA.
ANDA A CUMPRIR A MISSÃO,
DUMA VIDA CONSAGRADA.

OBRIGADOS Ó LIBERTA,
POR TANTA DEDICAÇÃO.
DEDICOU A VIDA A CRISTO
E A ALDEIA O CORAÇÃO.

Sem comentários:

Enviar um comentário