segunda-feira, 26 de janeiro de 2009


Aldeia de Nacomba é uma das freguesias do Concelho de Moimenta da Beira. É na verdade a freguesia mais pequena do Concelho.Está situada na encosta de um monte, cujo nome se chama a "Coitada". É uma grande elevação de terreno, de tal ordem, que foi considerada um ponto de grande importância.

Por interesses nacionais as autoridades responsáveis da nossa região determinaram que ali se devia colocar um Marco geodésico, como ponto estratégico militar. Para esse efeito foi então escolhido aquele lugar que é o ponto mais alto da nossa Coitada, chamado "SORRINHO".
O povo de Aldeia sempre se dedicou à agricultura e à pastorícia como meios de subsistência.
É uma terra farta de centeio, milho, batata e principalmente pela castanha que é de grande qualidade e abundância. Basta dizer que no tempo das castanhas o povo quase todo não faz outra coisa senão aproveitar um produto que é uma riqueza para o povo de Aldeia e ao mesmo tempo um produto simplesmente natural.


Tem uma Igreja de tipo românica de grande valor histórico onde o seu altar-mor é uma obra prima do século XVII/XVIII.A sua talha dourada empresta ao citado altar-mor uma riqueza incalculável. Existem documentos em arquivo que datam do século XVII.
Junto da nave principal existem mais dois altares laterais. Um é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e o outro a Nossa Senhora de Fátima. Além destes dois altares há ainda outras imagens tais como:
A Santa Bárbara, o mártir S.Sebastião, o glorioso S.Bento e outras imagens mais pequenas de Grande valor.
Ao lado da Igreja existe a casa do pátio que se depreende ter servido de residência paroquial, quer pelo próprio nome, quer pela sua estrutura. Tem uma coluna trabalhada de granito no próprio pátio, como uma verdadeira testemunha, onde se pode ainda ler a data de 1705.
Há quem se lembre que dentro da casa existia uma Via-Sacra pintada a cores nas suas paredes. A citada casa está em muito bom estado. Actualmente pertence à família Bernardo e que tem passado de geração para geração, como herança familiar.

Há a salientar o Centro paroquial ao lado da Igreja, cuja construção se deve à dedicação da nossa querida Liberta, que passou por muitas dificuldades para se poder levantar todo aquele património. A construção deste Centro foi levantado na antiga casa da Fábrica que estava totalmente em ruínas.
Foi ali que a Maria Liberta dedicou muita da sua vida. Ela foi a grande obreira para se conseguir tal melhoramento na nossa terra. Com ela fizeram-se muitos peditórios e leilões durante vários anos para se levantar aquela bela obra. Na verdade foi ali, que a Liberta passou muitas horas a trabalhar ao serviço de Deus e da nossa comunidade de Aldeia.
A Liberta fez ali muitos e importantes trabalhos manuais com corda, conchas, sabonetes, ráfia, bordados, enfermagem e ensinou a fazer de tudo um pouco, desde a catequese e qualquer assunto que se relacionasse com a Igreja, tudo passava pelo conhecimento da senhora Liberta.
Com o apoio do senhor padre Bento conseguiu ainda colocar no Centro um quadro para ensinar a ler quem quisesse, bem como para outras actividades pedagógicas noutras áreas.
A Liberta foi a pessoa mais importante, a mais extraordinária que se criou na nosssa terra.Ela será sempre lembrada e ao mesmo tempo sabemos que é insubstituível nas funções que desempenhava dentro e fora da Igreja.
Por isso a Senhora Liberta ficará como uma lembraça para ser recordada com muitas saudades durante toda a vida...
Na verdade, ela foi uma grande mestra e poor isso tornou-se a mãe da nossa terra a quem serviu de alma e coração. Desse modo serviu a Deus e ao próximo com um amor e uma paixão nunca vistos.

Por esse motivo o povo de Aldeia de Nacomba quis fazer-lhe uma justa homenagem no dia dezanove de Agosto de 2007, colocando um painel alusivo gravado na entrada do Centro paroquial de Aldeia de Nacomba que ficará de recordação para Memória futura.
À nossa querida Maria Liberta quisemos demonstrar todo o nosso reconhecimento no próprio Centro Paroquial como uma forma de gratidão eterna.
O painel teve por objectivo ficar num local bem visível na obra que tem muito do trabalho apaixonado da Maria Liberta.
As gerações futuras terão ali uma referência de alguém que se dedicou totalmente ao serviço de Deus e do próximo.
Pensamos que foi uma justa homenagem a uma mulher que deu um testemunho de Serviço de apostolado na Seara do Senhor.
Bem-Haja senhora Liberta por tanta dedicação a Deus e à nossa terra de Aldeia de Nacomba.
No dia da festa da sua homenagem, além das muitas quadras que lhe foram dedicadas, reservo-me num dever de deixar aqui uma pequena demonstração bem elucidativa do carinho e amor que o povo tem pela Liberta.
HOMENAGEM A MARIA LIBERTA

MINHA MÃE MANDOU-ME À IGREJA,
QUANDO VISSE A PORTA ABERTA.
QUEM LÁ ESTAVA A REZAR,
ERA A SENHORA LIBERTA.

Refrão

  • AI LI,AI LI, AI LÉ,
    OLARÉ PUM PUM.
    TOMA LÁ, DÁ CÁ,
    TOMA LÁ DÁ CÁ. (BIS)
    TOMA LÁ ESTE RAMINHO,
    MUITO BEM TE FICARÁ.

Ó LIBERTA Ó LIBERTA,
RECEBA A NOSSA MENSAGEM.
É A GRATIDÃO DE UM POVO,
A FAZER-LHE ESTA HOMENAGEMRemover formatação da selecção

Remover formatação da selecção
MINHA MÃE MANDOU-ME À IGREJA,
E DISSE P´RA NÃO DEMORAR.
ESTAVA SÓ UMA PESSOA,
ERA A LIBERTA A REZAR.

TODA A VIDA DA LIBERTA,
FOI FEITA DE CARIDADE.
DEDICOU A VIDA A DEUS,
QUE ATINGIU A SANTIDADE.

RUA ABAIXO RUA ACIMA,
VAI A LIBERTA APRESSADA.
ANDA A CUMPRIR A MISSÃO,
DUMA VIDA CONSAGRADA.

OBRIGADOS Ó LIBERTA,
POR TANTA DEDICAÇÃO.
DEDICOU A VIDA A CRISTO
E A ALDEIA O CORAÇÃO.

sábado, 24 de janeiro de 2009














AS MAIAS, AS CASTANHAS E MALHAR O CENTEIO COM OS NANGOAIS À MANEIRA ANTIGA SÃO ACTIVIDADES QUE SE FAZIAM NO NOSSO MEIO RURAL DE A,LDEIA DE NACOMBA- CONCELHO DE MOIMENTA DA BEIRA NO DISTRITO DE VISEU.

TODA A BELEZA DAS MAIAS NO MES DE MAIO EMPRESTA À NOSSA TERRA UMA BELEZA DE PAISAGEM INCOMPARÁVEL.
Para poder comtemplar estas maravilhas naturais é presenciar com os próprios olhos esta beleza para assim testemunhar a realidade da nossa terra.

AS CASTANHAS DE ALDEIA SÃO UMA GRANDE RIQUEZA PARA A GENTE DA NOSSA TERRA.

O MALHAR O CENTEIO COM OS MANGUAIS NAS LAJES DE PEDRA É UMA FORMA DE REVIVER UMA ACTIVIDADE DE OUTROS TEMPOS EM ALDEIA.

POR OUTRO LADO ESTE APONTAMENTO SERVE PARA LEMBRAR A RIQUEZA ESSENCIAL DOS COSTUMES DESTE POVO DE ALDEIA, ONDE SE CULTIVAVAM MILHARES DE ALQUEIRES DESTE CEREAL POR ANO. O CENTEIO PRECISAVA DE MUITO TRABALHO. TINHA DE SER SEMEADO COM BASTANTE ESTRUME DOS ANIMAIS. DEPOIS ERA ATROLHADO COM UM ARADO PRÓPRIO E ALGUM TEMPO MAIS TARDE TINHA DE SER SACHADO E ATERRADO.
QUANDO CHEGASSE O TEMPO DA CEIFAS ERA SEGADO COM AS SEITOIRAS.DEPOIS ERA ATA DO COM AS NAGALHEIRAS DO PRÓPRIO CENTEIO.A SEGUIR ERA MALHADO NAS LAJAS DE PEDRA PRIMEIRO COM OS MANGUAIS E MAIS TARDE COM AS MALHADEIRAS.

sexta-feira, 23 de janeiro de 2009








Aldeia de Nacomba é uma terra de tradições. Estes são alguns dos costumes da minha terra. Segar e atar o centeio, Malhar o centeio com os mangoais nas lajas era um trabalho muito duro, mas também de grande alegria. Os rolheiros eram frequentes na nossa terra.
Na nossa terra havia muitos rebanhos de ovelhas que serviam para sustentar várias famílias.
Na verdade as pessoas não tinham outro modo de vida a não ser o pastoreio.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

É dia de festa em Aldeia de Nacomba. O sol está intenso. O calor tornava-se insuportável. Na véspera da festa o armador teve grande capricho em armar os dez andores do costume com os melhores tecidos que ele pode arranjar.Por isso esta imagem representa o barco de Pedro, porque sendo ele pescador, JESUS chamou-o para ser afinal um grande pescador de Homens.
Era dia de festa do nosso padroeiro S.Pedro, que se realizou no dia 29 de Junho de 1982. Este belo andor foi um dos que foram utilizados neste dia de Festa em Aldeia de Nacomba.
Andor de S.Pedro.
Aqui temos um dos nossos belos presépios que nos fazem lembrar imediatamente o NATAL em Aldeia de Nacomba.
Este presépio foi feito ainda no tempo da Liberta quando ela possuía ainda todas as suas capacidades. É uma bela lembrança daquela pessoa que todos nós amamos, honramos e admiramos com muita AMIZADE E CARINHO. Este trabalho da Liberta
Era uma dedicação apaixonada levada com tanto amor que chegava ao próprio martírio. nunca tinha pressa para ir comer. Primeiro tinha de atender os outros e os afazeres da Igreja e por fim é que estavam as suas coisas.Mais ninguém fazia o que fez esta santa alma por este povo de Aldeia.
Que Deus lhe pague no Céu tudo o que fez pela nossa terra.
O presépio de Aldeia

Esta é uma forma de homenagem e de GRATIDÃO à Maria Liberta. Bem haja senhora Liberta pela missão de apostolado que fez na nossa nossa terra de Aldeia de Nacomba, Concelho de Moimenta da Beira.
Por sua vocação, quis assim voluntariamente servir a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesma.
Deste modo, a Maria Liberta cumpriu o 1º Mandamento da LEI DE DEUS.
Nós dizemos-lhe do fundo do coração o nosso Bem-Haja por tanta dedicação e por tanto amor por todos nós.
A Maria Liberta
Este é o Largo do Eirô de Aldeia de Nacomba. O povo é pequeno e as suas gentes sempre se dedicaram ao pastoreio e à lavoura em geral.
Era neste largo que antigamente se faziam os bailes da aldeia. Era aqui que também se juntava o povo nos dias dos leilões ou então qualquer festa da nossa terra.
Os próprios rebanhos de Aldeia costumavam passar pelo largo a caminho da Coitada na parte da manhã ou para os lameiros da ribeira ou outras partes lugares onde os animais pudessem comer alguma erva.
O largo do Eirô de Aldeia

Esta é a Associação Cultural e Recreativa de Aldeia de Nacomba. Era a antiga taberna do Senhor João do Casimiro e que os seus familiares quiseram fazer uma doação ao Povo de Aldeia como uma forma de promoção social da nossa terra.
Deste modo, Aldeia de Nacomba ficará eternamente reconhecido por este gesto tão nobre.
Para o senhor Doutor João Albuquerque ficam aqui registados os nossos agradecimentos e a nossa maior Gratidão.

Associação Cult. e Recreativa.
A Igreja Paroquial é uma construção do séc. XVII/XVIII. Nos registos da Igreja existem livros de assentos que datam de 16oo e tal.
O seu altar-Mor é de talha dourada, cujos painéis mostram dos Apóstolos, Santos e várias figuras Bilblicas. Possui ainda mais dois altares laterais. Um dos altares é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus e o outro é dedicado a Nossa Senhora de Fátima.
A igreja possui ainda as Imagens de Santa Bárbara, do mátir S.Sebastião e a do glorioso S.Bento.
No fundo da Igreja no Baptistério encontra-se um belo painel em azulejo que representa o baptismo de Jesus no Rio Jordão.
A Igreja Paroquial é assim o ex-libris de Aldeia de Nacomba. É a jóia mais preciosa da nossa terra, onde o povo se reune todos os Domingos para celebrar os mistérios de Cristo.

terça-feira, 20 de janeiro de 2009






As imagens que aqui ficam registadas nesta página são pedaços da vida diária da gente da minha terra. A todos quero dedicar um grande abraço e o meu reconhecimento pelo serviço que cada faz para o bem da nossa comunidade de Aldeia de Nacomba -Concelho de Moimenta da Beira -Distrito de Viseu.

MAIS UM TEXTO DEDICADO À MINHA TERRA,ONDE SE PODEM ALGUMAS DAS NOSSAS
MARAVILHOSAS PAISAGENS.
Aldeia de Nacomba , Concelho de Moimenta da Beira- VISEU

Minha terra quem me dera
Ser humilde lavrador.
Ter o pão de cada dia,
E ter a graça do Senhor.

Minhas terrra é Aldeia,
Num alto está situada .
Tem aspecto de rainha,
P´ras outras terras voltada.

domingo, 18 de janeiro de 2009

A nossa terra é o lugar onde nascemos.O ditado popular que diz :"desgraçado do passarinho que nasceu em ruim ninho ".O que significa que toda a gente gosta da terra onde nasceu, mesmo que seja inferior a outras mais importantes.Deste modo eu sou um grande apaixonado pela minha terra, apesar de ser pequena e situada no Interior da Beira Alta.


As belezas da nossa terra são indiscritivas: Se quiser visitar Aldeia no mês de Maio verá uma das paisagens mais belas e mais deslumbrantes que certamente já viram. Queira subir ao alto de Santa Bárbara e veja uma das coisas mais maravilhosas que há na nossaterra.
Deste modo vou tentar escrever aqui uns versos que dizem bem do que sinto dentro de mim:

Minha terra é Aldeia
É perto e a subir.
Quem lá tiver de chegar,
Vai ao Céu e torna a vir.

Minha terra é Aldeia,
No altoestá situada.
Tem aspecto de rainha,
P´ras outras terras voltada.
Homenagem à Maria Liberta
Minha mãe mandou-me à Igreja.
Quando visse a Porta aberta.
Quem lá estava a rezar,
Era a senhora Liberta.
Obrigados Ó Liberta ,
Por tanta dedicação.
Entregou a alma a Cristo,
E a Aldeia o Coração.

quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

As imagens da minha terra são uma verdadeira maravilha. Desde a Igreja Paroquial às imagens do povo são bem ilucidativas.
O largo do Eirô de Aldeia de Nacomba cotém m todo o0 seu misticismo, mais o casario que que nos envolve demonstram bem o que acabo de dizer. Ora façam o favor de observar as belezas destas paisagens.

Se acaso alguma vez passar pela nossa terra no mês de Maio não deixe subir ao alto de Santa Bárbara para ver uma paisagem única que é o panorama das MAIAS que se dispersqam na linha do horizonte..
Desse poderá dizer que viu uma das maravilhas mais extraordinárias da sua vida.Ora faça o favor de depois divulgar o que realmente acabou de observar.

As giestas são conhecidas de duas variedades. A giesta negral que dá origem às "maias amarelas", mas há também as "maias brancas" que normalmente surgem primeiro.
Os giestais das Maias cobrem toda a paisagem que nos rodeia.
Os montes da nossa terra são de tal beleza que se torna indiscritível descrever aquela paisagem pelas nossas próprias palavras.
Neste caso estamos a ver unicamente uma giesta em pleno mês de Maio.
Faça a experiência e depois anuncie aos outros o que acabou de vislumbrar com os saus próprios olhos. Desse modo poderá seer testemunha fiel daquilo que temos na nossa terra e neste Jardim de Portugal à beira mar plantado.
QUEIRA MARAVILHAR-SE COM AS PAISAGENS DA NOSSA TERRA. SEJA BEM VINDO.



AS BELEZAS DA MINHA TERRA SÃO DOCUMENTOS VIVOS QUE FALAM POR SI. EXTASIE-SE COM AS SEGUINTES MARAVILHAS NATURAIS:




Memórias da nossa terra

As Memórias da nossa terra são acontecimentos reais que se passaram ao longo da nossa existência.As fotografias são testemunhos fieis dessas vivências. Por outro lado as imagens
são passagens do quotidiano que não se voltam a repetir.
´
Esta é a Igreja paroquial de Aldeia de Nacomba, cujo padroeiro é S.Pedro Apóstolo.
Vista parcial da Igreja vista pela parte exterior.

Largo do Eirô


Este é o largo da minha terra de Aldeia de Nacomba do concelho de Moimenta da Beira do Distrito de Viseu.